Conversei - na manhã de hoje, dia 23 - com a vereadora Simone Andrade (PTB) sobre o fato dela ter renunciado ao cargo que tinha na Mesa Diretora da Câmara Municipal de Maceió. Ela alegou - como já divulgado pela imprensa - que sua decisão foi motivada pela falta de transparência no parlamento-mirim.
Andrade não entrou em detalhes em relação à "falta de transparência", porém deixou claro que a insatisfação é antiga. De acordo com ela, com três meses de mandato ela já pensava em deixar a função na Mesa Diretora. "Demorei muito ainda", frisou.
De acordo com bastidores políticos, Andrade não se sentia bem para assinar os documentos e as decisões da Mesa Diretora sem conseguir saber realmente do que se tratava. Ela não explicita as razões e diz que não ficou arestas por conta de sua decisão. "Faltou transparência do presidente (vereador Francisco Holanda Filho, o Chico Filho (PP)) para comigo. É só isto que eu tenho a falar do presidente. Foi uma falta de transparência".
Insisti no questionamento. Ela respondeu: "ele (o presidente) já chegava com as decisões tomadas, com tudo respondido. E isto estou falando da Câmara como um todo. Sei que ele pegou a Câmara em uma situação difícil, mas ele queria resolver tudo sozinho". Simone Andrade não se sentiu parte do grupo que comanda os destinos da Casa de Mário Guimarães.
Ao que parece - conforme bastidores - um grupo bem fechado. Falei com Chico Filho também sobre o assunto. "É algo superado. Não existe arestas de minha parte. Em relação à decisão da Simone Andrade, para mim foi uma surpresa".
Questionei o presidente sobre as declarações da vereadora em relação à falta de transparência. "Não é este o meu sentimento. Muitas vezes eu até sou vítima de injustiças por ser extremamente democrático. Quem quiser ter acesso às informações da Câmara tem a hora que quiser. Qualquer vereador, qualquer cidadão. Está tudo no Portal da Transparência. Agora, alguns pleitos não são atendidos o que causa insatisfações".
Ele disse ainda que não houve pleito específico de Simone Andrade, que fala de forma geral. Ou o conceito de democracia de Chico Holanda diverge do de Simone Andrade e vice-versa, ou o conceito de transparência, ou até mesmo os dois. Há mais mistérios entre uma Mesa Diretora e um plenário do que desconfia nossa vã filosofia...
Estou no twitter: @lulavilar