Há algum tempo conversei com o presidente estadual do PRB em Alagoas, o vereador Galba Novaes. Ele defendia - na época - que o PRB, sigla extremamente ligada ao PTB do senador Fernando Collor de Mello em Alagoas, pudesse ampliar seus horizontes, buscando dialogar com diversos partidos, pensando - inclusive - em candidaturas majoritárias.

Na época, Galba Novaes chegou a sugerir o nome do advogado Welton Roberto - que é filiado ao partido - como candidato ao Senado Federal.  Disse ainda que o PRB, tinha nomes ao governo, como o suplente de Collor e vice-presidente da legenda, Euclydes Mello.

O PRB ainda viveu um episódio interessante quando a legenda - por meio de seu vice-presidente - assinou a nota de Collor criticando o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB). Nos bastidores, gerou insatisfações com Galba Novaes e com o vereador Marcelo Gouveia, que deve ser candidato a deputado estadual.

No café da manhã com a imprensa promovido por Collor, questionei Euclydes Mello como estava a situação do PRB. Se a sigla já tinha definido o campo em que estaria no pleito de 2014. Ele foi enfático: "O PRB está no campo da oposição ao atual governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) e discute uma composição de chapa e apoia o senador Collor".

Indaguei a ele o fato do presidente Galba Novaes achar que a sigla pode ter pretensões de apresentar uma majoritária. Euclydes Mello usou da ironia: "se houve candidatura majoritária pelo PRB, eu sou candidato ao Senado". Logo, fim de papo. O PRB é o partido que faz parte do bloco collorido na composição do chapão!

Estou no twitter: @lulavilar