Com duas paradas não programadas para manutenção, um voo da companhia aérea TAM que partiu de Orlando às 12h57min (horário de Brasília) de sexta-feira e deveria chegar em Guarulhos às 20h30 do mesmo dia ainda não chegou no destino. O voo JJ 8111 decolou novamente às 7h de hoje depois de pousar em Punta Cana (República Dominicana) por cerca de quatro horas e também em Manaus, onde uma passageira passou mal. O atraso total já soma mais de 15 horas.
Em nota, a assessoria de imprensa da TAM informa que, devido à manutenção não programada, "o voo foi alternado para Punta Cana, onde os passageiros jantaram enquanto a aeronave era preparada. É um procedimento necessário para seguir viagem com segurança". Além da parada na República Dominicana, a aeronave pousou também em Manuas, onde "a tripulação precisou ser trocada e, no momento da decolagem, uma passageira passou mal e precisou de assistência médica a bordo. Somente depois do atendimento e com a liberação desta passageira para viajar, a aeronave seguiu para São Paulo/Guarulhos".
Viracopos-Brasília
Por conta de uma falha mecânica, passageiros do voo 3640 da TAM também tiveram de esperar 15 horas até o avião decolar do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), em direção a Brasília (DF). Os clientes tinham voo marcado para as 14h57 de sexta, porém só puderam deixar o local às 5h57 deste sábado. Do total de 113 pessoas que embarcaram na aeronave, 67 decidiram esperar a decolagem; os outros preferiram remarcar as passagens. Quem aguardou as 15 horas teve de dormir em ônibus estacionados no terminal para aguardar o novo horário.
Além do problema mecânico que impediu a decolagem, a companhia aérea informou que a tripulação estava com excesso de horas extras de voo e se negou a seguir viagem quando o voo foi reprogramado para as 20h30 de ontem. Com o máximo de horas permitidas excedido, a tripulação decidiu não continuar a jornada de trabalho, o que gerou tumulto entre passageiros e funcionários da empresa. Em nota, a TAM afirmou que durante o período de espera os passageiros receberam toda assistência necessária, incluindo alimentação e hotel.









