De acordo com uma pesquisa divulgada pelo CNI/Ibope, o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB) aparece entre os piores chefes de Executivo do país. Ele é o sétimo colocado.
Quem lidera a lista é a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini Rosado (Democratas). Dos entrevistados, apenas 7% consideraram a gestão dela como ótima ou boa.
A lista dos piores governadores – conforme o CNI/Ibope – segue com Agnelo Queiroz (PT), com apenas 9% de aprovação; Sérgio Cabral (PMDB), com 18%. Ele tem o mesmo índice de Camilo Capibaribe do Amapá.
Segue Simão Jatene (PMDB/Pará) com 22%. Na sexta posição, Sival Barbosa (PMDB/ Mato Grosso). Ele alcançou 23% de aprovação.
O sétimo colocado é Teotonio Vilela Filho. O tucano tem 24%. A pesquisa foi encomendada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI). Foi realizada entre os dias 23 de novembro e 2 de dezembro, ouvindo mais de 15 mil pessoas com mais de 16 anos de idade, em 727 cidades de todo o país. Óbvio: inclui Alagoas.
Segundo o Ibope, a margem de erro é de 2%. Em relação ao governador mais bem avaliado, quem pode comemorar é o amazonense Omar Ziz (PSD), com 74%. Eduardo Campos – que pretende disputar a presidência da República – também foi bem avaliado. Ele é o segundo colocado com 58%.
O terceiro é o petista Tião Viana (Acre), com 55%.
Desde o primeiro mandato que Vilela sofre com a opinião pública. O governador conseguiu se reeleger em uma disputa apertada com o pedetista Ronaldo Lessa, em 2010. Agora, Vilela luta contra o índice de rejeição – já mostrado em pesquisas anteriores – e contra as críticas feitas a sua gestão.
Mudar os números é imprescindível caso o tucano seja mesmo candidato ao Senado Federal. No atual cenário, em uma disputa simulada entre Vilela, o senador Fernando Collor (PTB) e a vereadora Heloísa Helena (PSOL), o governador de Alagoas é o terceiro colocado na briga pela única cadeira do Senado.
É o que indicam as mais recentes pesquisas.
Os números confirmam ainda a preocupação do governo com a estratégia de Comunicação. Recentemente, Vilela mudou o comando da pasta em busca de resultados melhores. Porém, vale ressaltar, o tucano ganhou as últimas eleições em condições extremamente adversas.
PS: o blog cometeu um erro ao colocar Vilela na quinta posição. Ele é o sétimo. Correção feita.
Estou no twitter: @lulavilar