Conversei – ma manhã de hoje, dia 11 – com o secretário de Articulação Política do governo do Estado de Alagoas, Rogério Teófilo (PSDB). Indaguei a ele se ele achava – ou já sabia! -se o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) seria ou não candidato ao Senado Federal. Teófilo salientou que o governador tem focado nas ações do governo e o assunto ainda é incógnita. Porém, ressaltou que “Vilela tem tudo para ser candidato”.

De acordo com Rogério Teófilo, o cenário é mais “turvo quando a disputa é pelo Palácio República dos Palmares”.

“Eu acredito que em relação ao Senado Federal teremos as candidaturas do Téo, do senador Fernando Collor de Mello e da vereadora Heloísa Helena. Porém, há um dado que tem passado despercebido. A composição para a majoritária – no caso da disputa pelo governo – passa também pelos acordos firmados para as campanhas de deputado federal. Por exemplo, o senador Benedito de Lira (PP) pode ser candidato ao governo. Mas, como o PP vai compor em relação ao vereador Arthur Lira (PP)”, avaliou.

 

Rogério Teófilo deixa claro que esta é uma leitura de cenário dele. Bastante pessoal. Em relação ao governo, o secretário salientou: “tem muita coisa para acontecer de janeiro a junho. O governador tem trabalhado administrativamente. Tem tudo para ser candidato. Política – entretanto – é a ciência da paciência e o exercício do diálogo. Os meses de janeiro e fevereiro serão para depurar o cenário. Como no próximo ano o carnaval é em março e dizem que só se decide depois do carnaval”.

Indaguei se ele seria candidato em 2014. Teófilo disse que ainda é cedo para qualquer posição e que tem dialogado com o grupo político de Arapiraca. Segundo ele, o grupo o qual faz parte, naquele município, lançará nomes para a Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas e para a Câmara de Deputados. Fez questão de frisar que segue na oposição à prefeita Célia Rocha (PTB).

“Tenho acompanhando a política local, mas de forma responsável. Oposição, mas com responsabilidade de saber aplaudir o que for bom para a cidade e criticar o que for ruim”. Teófilo ainda mostrou confiança em algumas ações que se encontram na Justiça Eleitoral e que são frutos do pleito de 2012, quando enfrentou a atual prefeita Célia Rocha em uma eleição acirradíssima.  

Estou no twitter: @lulavilar