As ruas da cidade de Limoeiro de Anadia ficaram pequenas no último domingo (8), para receber o número de fiéis que participaram da procissão de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município. As festividades em alusão à santa foram iniciadas no dia 29 de novembro, com a tradicional procissão do mastro, novena, quermesse, missas e a presença de um parque de diversões, montado no centro da cidade.
O prefeito Marlan Ferreira (PP) e a primeira-dama Eloísa Ferreira participaram da procissão ao lado de vereadores, secretários municipais, autoridades religiosas e a população em geral. Antes da procissão, o bispo diocesano de Penedo, Dom Valério Breda, e o padre Marlúcio, pároco local, celebraram uma missa na Praça de Eventos, que também ficou totalmente lotada.
A programação do último dia de festa foi iniciada logo cedo, com a Oração de Laudes. Em seguida foi oferecido aos fiéis o Café da Manhã com Maria. Ao meio dia, Oração do Angelus e às 15 horas, Terço do Divino Misericordioso.
A festa da padroeira foi resgatada no ano de 2009, no primeiro ano de mandato do prefeito Marlan Ferreira. Até aquele ano, a festa religiosa mais tradicional do município era a do co-padroeiro São Sebastião, que continua acontecendo no mês de janeiro. “Estou feliz em ver esse mar de gente participando da procissão de nossa padroeira. A cada ano, o número de pessoas aumenta e isso demonstra o amor e a adoração que os limoeirenses têm por Nossa Senhora”, frisou o padre Marlúcio.
Na procissão, um andor com a imagem da padroeira foi carregado pelas principais ruas da cidade, saindo da porta da igreja, subindo até o Alto do Cruzeiro, contornando a praça do INSS e retornando ao ponto de partida. Com um peso aproximado de 300 quilos, o andor foi carregado nos ombros de autoridades e pessoas anônimas, que se revezaram durante todo o trajeto.
“Sou devota de Nossa Senhora da Conceição e estou muito feliz em poder estar aqui prestigiando esta festa e vendo a quantidade de pessoas presentes”, frisou a dona-de-casa Maria Aparecida dos Santos.
A primeira-dama Eloísa Ferreira também subiu e desceu as ladeiras de Limoeiro acompanhando a procissão da padroeira e demonstrou sua satisfação diante daquela demonstração coletiva de fé e adoração. “É muito bom ver a participação maciça das pessoas, uma vez que o costume sempre foi a festa de São Sebastião, em janeiro. Hoje, a festa de Nossa Senhora da Conceição já faz parte do calendário religioso e cultural do município”, disse Eloísa.
As festividades alusivas a Nossa Senhora da Conceição contam com o apoio da Prefeitura de Limoeiro de Anadia, Câmara de Vereadores e a comunidade católica local. “Nosso papel enquanto gestor é continuar apoiando eventos como este, que trazem luz e um pouco mais de humanidade para as pessoas, que andam aflitas com as conturbações do mundo. Estou orgulhoso e feliz com a demonstração de fé do meu povo limoeirense”, disse o prefeito Marlan Ferreira.










