Conforme divulgado pelo Blog do Vilar, o ex-deputado federal João Caldas (Solidariedade) assume novamente a cadeira na Câmara de Deputados na vaga que será aberta por Arthur Lira (PP), que deve pedir licença em breve.
A informação foi confirmada pelo próprio João Caldas. “Já está 100% certo. Só falta agora a parte burocrática”. Questionei a Caldas qual seria sua posição no retorno à Câmara de Deputados. Se havia algum acordo com Lira. O ex-deputado federal respondeu que “assumirá com uma postura independente”.
“Se tem alguém que tem uma postura independente como deputado, este alguém sou eu. Eu tenho uma boa relação com todos os políticos que lá estão e aqui. A presidente Dilma Rousseff (PT) me conhece bem, assim como me conhece o Lula (ex-presidente), assim como me conheceu o Fernando Henrique Cardoso (FHC)”, colocou.
De acordo com Caldas, “a ida para a Câmara de Deputados é para apreciar projetos e participar das discussões com decisões independentes. Meu voto será de princípios e proposições analisando os interesses da sociedade”.
Caldas foi candidato a deputado federal em 2010, quando ficou na segunda suplência. Nesta legislatura já tinha assumido a cadeira no lugar do ex-deputado federal e atual prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB). Com a eleição de Rui Palmeira para o Executivo, quem assumiu a vaga foi o primeiro suplente Alexandre Toledo (PSB).
Caldas então deixou a Câmara. Agora vai retornar ainda que por um período determinado. Indaguei ao ex-deputado federal quais os planos dele para 2014. Ele disse que não seria candidato à Câmara de Deputados. “Não posso forçar. O curso natural das coisas é a candidatura do deputado estadual João Henrique Caldas (Solidariedade) à Câmara de Deputados. Ele se credenciou naturalmente a isto com o trabalho que vem desempenhando na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas”, avaliou.
João Henrique Caldas – o JHC – é filho de João Caldas. “A candidatura de JHC à Câmara não foi algo imposto. Foi algo que surgiu. Pessoas o abordam na rua e falam sobre o assunto”. Indaguei se isto faz com que ele – João Caldas – disputasse a cadeira da Assembleia Legislativa. “Isto vai depender do cenário. Estamos discutindo”, respondeu.
Estou no twitter: @lulavilar










