Os 120 alunos limoeirenses inseridos no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) receberam o diploma simbólico de formação dos quatro cursos que estão sendo ministrados no município. A solenidade, realizada na última sexta-feira (6), reuniu cerca de 4 mil jovens no Ginásio João Paulo II, em Arapiraca.

Além da comitiva de Limoeiro de Anadia, o ginásio recebeu outros jovens que participam do Programa em toda a região Agreste. Em Limoeiro de Anadia, o Pronatec está operando com quatro turmas, com 30 alunos cada. Os cursos ofertados são: Operador de Caixa, Promotor de Vendas, Auxiliar Administrativo e Vendedor. Os dois últimos estão sendo ministrados no Distrito Pé Leve.

Vanderléia da Silva Araújo era uma das estudantes limoeirenses mais empolgadas com a escolha de uma nova profissão. Ela está cursando o módulo Operador de Caixa e disse estar confiante em sua inclusão no mercado de trabalho. “Esses cursos são fundamentais para pessoas como eu que não tinham profissão. Percebi que, além de estudar, precisava ter conhecimento em alguma profissão para ingressar no mercado de trabalho”, frisou a jovem.

Os cursos têm a duração de 160 horas/aulas e deverão ser concluídos em, aproximadamente, 30 dias. De acordo com o assistente social Adriano Cabral, que coordena o Programa no município, a expectativa é que o número de cursos ofertados aumente em 2014. “Já fizemos a adesão junto ao Senac, Senar e Senai e a previsão é que no próximo ano tenhamos mais de 30 cursos”, garantiu Cabral.

Durante a solenidade, que contou com as presenças de várias autoridades políticas do Estado, um aluno de cada município recebeu um diploma de formação no Pronatec. O representante de Limoeiro de Anadia foi Genésio Lira, que faz o curso de Promotor de Vendas.

A chegada do Programa em Limoeiro de Anadia deu-se através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Serviço Nacional do Comércio (Senac). Os cursos são disponibilizados para pessoas de baixa renda do município. 

O Pronatec foi lançado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em outubro de 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica a pessoas de baixa renda e situação de vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único. Além de certificado, os alunos recebem um auxílio financeiro para eventuais despesas com transporte e alimentação.

“Estou muito feliz com mais esta conquista. São realizações como essas que mostram o quanto a Assistência Social está avançando em Limoeiro de Anadia”, frisou a secretária Telma Noronha.

O evento contou com a participação do vice-governador José Thomaz Nono, dos senadores Renan Calheiros e Fernando Collor de Melo, e prefeitos da região.