Centenas de estudantes da rede municipal de ensino lotaram, na tarde desta quarta-feira (4), as dependências do Clube Municipal de São Sebastião, onde foi realizado o encerramento das atividades do Programa Mais Educação em 2013. O evento contou com a participação das 12 escolas inseridas no programa, que fizeram apresentações individuais abordando os mais diversos temas.
Nas apresentações a criatividade dos alunos falou mais alto, deixando o público encantado com o que viu. As apresentações contaram com: canto de coral, capoeira, karatê, hip hop, flauta, peças teatrais, dramatizações, músicas, danças, entre outras. Uma das surpresas da tarde foi a apresentação da personagem “Nega Maluca”, que arrancou aplausos e risos da platéia.
De acordo com Sandra Ribeiro, secretária de Educação do Município, o Programa Mais Educação beneficia 1.132 estudantes em São Sebastião e a meta do prefeito Charles Pacheco (PP) e sua equipe é ampliar o número em 2014. “Este é um programa maravilhoso, onde os estudantes passam o dia ocupando as mentes com coisas boas. Num dos horários eles assistem aula normalmente e depois tomam banho, almoçam e descansam para que no contra turno participem de atividades esportivas e culturais, além de reforço”, frisou Sandra Ribeiro.
Em São Sebastião participam do Programa Mais Educação as seguintes escolas de Educação Básica: Vereador Antônio Abílio de Lima Sapé, José Arnaldo Porfírio dos Santos, Maria Queiroz Ferro, Senador Guilherme Palmeira, Senador Fernando Collor de Melo, Deraldo Campos, 31 de Maio, Afrânio Salgado Lages, Padre Anchieta, Padre José dos Santos Mousinho, Rodrigues Alves e José dos Santos Nunes.
O Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.

A adesão do município de São Sebastião ao Programa Mais Educação ocorreu em 2012. Hoje já são 12 escolas da rede pública municipal que desenvolvem o Programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.
De acordo com Maria Deonice dos Santos Silva, diretora da Escola Rodrigues Alves, localizada no povoado Mato, o Programa Mais Educação tem ajudado a construir uma personalidade melhor para os alunos. “Esse projeto só veio somar. Sou professora há 27 anos e há 9 trabalho com direção de escola. Confesso que nunca vi uma metodologia tão eficiente para melhorar a disciplina e a interação dos alunos como é este programa. Até mesmo os alunos mais rebeldes já melhoraram 100% “, frisou a diretora.
Maria Deonice disse ainda que os alunos terminam as aulas e já ficam ansiosos para participarem das atividades oferecidas no contra turno.
O prefeito Charles Pacheco também esteve presente prestigiando o encerramento das atividades do Programa Mais Educação em 2013. Na oportunidade ele mostrou-se satisfeito com a responsabilidade que vem sendo aplicada no trabalho que vem dando certo. “Este programa é sensacional. Aproveito para parabenizar toda a equipe da Secretaria de Educação pelo empenho e pelos resultados obtidos. Em 2014 espero aumentar ainda mais o número de escolas beneficiadas no município”, finalizou Charles.