Os pontos de descarte irregular de lixo e entulho ao longo de uma via na zona rural do bairro de Jacarecica começaram a ser desativados na manhã desta quinta-feira (05). Em uma operação que envolve máquinas, caçambas, caminhões e agentes de limpeza, a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) prevê a retirada de aproximadamente mil toneladas de resíduos.
No local, os agentes de fiscalização da Slum encontraram materiais provenientes de uma construtora – inclusive com documentos e papeis descartados com nome e endereço do estabelecimento infrator – e de uma empresa de sinalização, além de pilhas de coco seco e descartes de menor monta.
“Pegamos dois recibos de construtora. Vamos notificar junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Com certeza eles descartaram por aqui”, revelou Carlos Tavares, coordenador de fiscalização da Slum.
O diretor de operações da Slum, Pablo Ângelo de Almeida, informou que a área será alvo de fiscalização. “Vamos iniciar o monitoramento juntamente com a Sempma e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) por se tratar de uma zona rural e por identificarmos como perigosa por ser desabitada e utilizada como rota de fuga para crimes praticados na cidade”, explicou.
“Se for pego algum flagrante será feito um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) pelo BPA e o veículo será apreendido”, reforçou Carlos Tavares.
[Entulhos foram retirados no bairro de Jacarecica. Foto: Fernando Coelho/ Ascom Slim]
Entulhos foram retirados no bairro de Jacarecica. Foto: Fernando Coelho/ Ascom Slum
Desde o início da atual gestão, a Slum intensificou ações em áreas urbanas identificadas como pontos de lixo provenientes de descarte inadequado. Com o fim destes pontos, os coletores e as empresa clandestinas passaram a procurar outros locais para despejar o material recolhido.
“Como conseguimos desativar alguns pontos de lixo na área urbana, nós acreditamos que as empresas clandestinas estão utilizando essa área rural para realizar o descarte”, apontou o diretor de operações Pablo Ângelo.