A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Delmiro Gouveia, através da Coordenação do Programa de Aquisição de Alimentos- PAA – vem realizando desde o mês de setembro a compra direta da agricultura familiar, fazendo a distribuição simultânea às entidades que compõe a rede socioassistencial.
Em Alagoas, somente as cidades de Delmiro Gouveia e Arapiraca foram beneficiadas com a nova modalidade de adesão direta municipal junto ao Ministério do Desenvolvimento Social. Em todo o Brasil, somente 75 municípios foram contemplados.
Graças ao empenho dos gestores Luiz Carlos Costa, Ziane Costa e da Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Cristiana Marques Luna, Delmiro Gouveia, vem se mostrando empenhada na valorização dos agricultores familiares.
Segundo a secretária Cristiana Marques, “somente neste ano, estão sendo beneficiados 93 produtores de diversas comunidades (Juá, Lagoa dos Patos, Salgado, Porto da Barra, Canafístula, Olho D`Águinha, Povoados Cruz e Rabeca, Assentamentos Bom Jesus, Araçá, Mandacarú, Jurema, Lameirão e Boa Vista). Isso é muito bom para as comunidades e para a Prefeitura que está fazendo a economia do município girar em torno de suas próprias comunidades ao adquirir peixes, frutas, legumes, e grãos diretamente dos agricultores locais”.
O coordenador do programa, Júnior Leôncio, nos informou que “cada produtor cadastrado vende em média R$4.493,71, dinheiro este que é depositado em sua própria conta pelo Ministério do Desenvolvimento Social, no Banco do Brasil, à medida que são efetuadas as compras de seus produtos”.
Semanalmente as entidades que compõe a rede socioassistencial – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, CRAS, CREAS, APAE, ADEFIDEG, CAPS, CADEG, Albergue Lar Bom Samaritano (Igreja Católica), Igreja Missionária, MAC, CASCA, e Clube de Mães do Distrito Barragem Leste recebem os produtos da agricultura familiar, enriquecendo o cardápio de seus usuários e/ou beneficiando as pessoas em situação de vulnerabilidade social através da doação de cestas de alimentos. Os recursos que serão cofinanciados até o final de dezembro é de R$ 418.000,00.
Até o final de 2013, quando haverá uma pausa para renovação da adesão ao programa, a equipe do PAA em Delmiro Gouveia se mostra consciente do cumprimento de seus objetivos, com a certeza de que, beneficiando o homem do campo, está também contribuindo com uma melhor qualidade de vida. Outra grande vantagem do programa é a diminuição da ocorrência do êxodo rural, pois está
proporcionando ao pequeno agricultor a oportunidade de vender seu produto sem a interferência de atravessadores.
Para Cristiana Marques, “reconhecer a importante contribuição do pequeno agricultor ao abastecimento de áreas urbanas é promover uma simbiose perfeita para o bem-estar de todos, visto que os usuários irão desfrutar de alimentos saudáveis em várias refeições diárias e isso é muito gratificante para todos nós”, enfatizou.











