O deputado federal Carimbão (PROS) confirmou – em entrevista ao blog – que seu partido vai indicar Ciro Gomes para fazer parte do primeiro escalão do governo federal de Dilma Rousseff (PT).

Com isto, o PROS se alinha de vez ao governo de Dilma e passa a fazer parte – em definitivo – da base governista. Carimbão disse que conversou – inicialmente – com o Ciro para a entrada dele no PROS.

“Fui ao Ceará com esta missão. Já conhecia o Ciro. Foi um companheiro nosso no PSB. Nós conversamos. Trouxe o Ciro para o partido, o prefeito da capital (Roberto Cláudio) e o vice-governador (Domingos Filho). Temos ainda a entrada de cinco deputados no PROS”, explicou.

De acordo com Carimbão, havia uma resistência de Ciro Gomes em relação a assumir ministério. “Ele me disse que não queria para não parecer que estava deixando o antigo partido para assumir cargo”, detalhou o deputado federal alagoana.

No entanto, Carimbão teve uma conversa com Dilma Rousseff – fazendo parte da coordenação política do partido – para a composição com o governo. No diálogo, foi apresentado o espaço de um ministério para o PROS. “Conversei com a bancada. Os deputados federais não quiseram assumir por serem candidatos à reeleição. Sugeri o Ciro Gomes, que é um excelente nome dos quadros do PROS”.

Carimbão diz que Ciro Gomes se mostra inclinado a aceitar o convite. Já conversaram duas vezes, porém ainda não se sabe qual será a pasta ocupada por ele. “O partido quer ajudar, sobretudo na manutenção dos programas sociais. Ainda não foi discutido qual será a pasta. Mas o Ciro Gomes tem capacidade para ser presidente. Pode ser ministro em qualquer pasta. É hoje o melhor nome que temos para ocupar um ministério. Ele já comandou diversas pastas e mostrou competência”.

O ministério do PROS deve ser definido após uma reforma política a ser feita pela presidente Dilma Rousseff. De acordo com bastidores políticos – o que não foi confirmado por Carimbão – o partido pode ficar com o Ministério da Integração.

Estou no twitter: @lulavilar