Parte da fachada do prédio da Prefeitura de Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas, foi pichada com fezes, para a surpresa dos servidores que chegaram para trabalhar na manhã de ontem (03). Exalando mau cheiro, a frase “aqui jas (sic) a democracia” foi escrita próxima a porta principal do prédio.

O vandalismo atingiu também a Câmara de Vereadores do município, onde foi depositada uma grande quantidade de lixo na entrada do prédio. A Guarda Municipal (GM) acredita que o mesmo grupo é responsável pelas duas ações.

O comandante da GM, coronel Calaça, informou a reportagem do Minuto Sertão que o guarda que vigiava o prédio da prefeitura disse que não percebeu nenhuma movimentação estranha.   Em relação a sede do legislativo, o coronel assegurou que são realizadas várias rondas da guarda pela localidade e que a ação pode ter acontecido entre uma ronda e outra.

Segundo ele, a GM vai apurar os casos com a ajuda das imagens dos sistemas de segurança de estabelecimentos próximos e será instaurado um procedimento administrativo contra a guarda municipal que estava de plantão na prefeitura. Um Boletim de Ocorrência (BO) também foi registrado na delegacia de Delmiro Gouveia.

A prefeitura divulgou, em uma rede social, uma nota lamentando e repudiando os atos, reiterando que as referidas ações não resolvem problema algum e que o diálogo ainda é o melhor meio de entendimento mútuo.

Desde as manifestações públicas que ocorreram no início deste ano em todo país, vários prédios públicos da cidade, até cemitérios e estátuas, foram alvos de pichações com frases relacionadas à política partidária municipal, estadual e nacional.