A Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas – mesmo em constante crise institucional e com um comando interino de Flávia Cavalcante (PMDB) – pode abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as irregularidades no programa de combate à seca em Alagoas.
As denúncias foram feitas pelo programa Fantástico – da Rede Globo de televisão – no domingo passado, dia 1º de dezembro. Alagoas, mais uma vez, foi destaque negativo na mídia nacional. Detalhes aqui.
O Fantástico também mostrou – em uma de suas edições – a crise institucional vivenciada pelo Legislativo alagoano, denunciada pelo deputado estadual João Henrique Caldas, o JHC (Solidariedade).
Em relação à situação da distribuição da água para as famílias vítimas da seca em Alagoas, o deputado estadual João Henrique Caldas propôs a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, que já foi batizada como CPI das Águas.
JHC ressalta que para ser instalada é preciso nove assinaturas. “Já temos três assinaturas. A minha, a do deputado Judson Cabral (PT) e de Olavo Calheiros (PMDB)”. O requerimento foi protocolado no dia de ontem.
A denúncia dos carros-pipa em Alagoas revoltou a presidente Dilma Rousseff (PT), como mostrou o blog do Bernardino, aqui no CadaMinuto. De acordo com JHC, o objetivo é investigar a fundo o programa em Alagoas. “Precisamos saber a real situação destas famílias. Saber como o Estado tem agido para protegê-las e apurar responsabilidades. Não é possível que estas famílias não possuam o amparo do Estado. São pessoas em extrema situação de vulnerabilidade”, colocou o deputado.
A situação de JHC na ALE pode dificultar a coleta de assinaturas? É possível. O parlamentar foi o pivô da crise que se arrasta – desde o início do segundo semestre – no parlamento estadual, ao revelar a movimentação financeira do parlamento.
Todavia, o deputado do Solidariedade trabalha nos bastidores para conseguir aprovar a CPI. Na tarde de hoje, será mais um dia de coletar assinaturas.
Estou no twitter: @lulavilar