No último dia 1º de novembro desembarcaram em São Sebastião os médicos cubanos Angel Gonzáles Maceo e Angel Luis Perez Aranda, enviados através do Programa “Mais Médicos”, do governo federal. A presença dos estrangeiros no município tem superado todas as expectativas da Secretaria Municipal de Saúde e, principalmente, da população, que tem aprovado a postura humanitária dos profissionais.
Os médicos cubanos estão atendendo diariamente, de segunda a sexta-feira, nos PSF’s das comunidades rurais Malhada da Onça e Lagoa Seca, consideradas algumas das mais carentes na área de saúde. A presença dos profissionais beneficia diretamente comunidades vizinhas como: Estrada Nova, Grotão, Genipapo, Gongo, Limoeirinho e Prata.
A forma diferenciada no atendimento tem chamado a atenção da população e também da coordenadora do Mais Médicos em São Sebastião, Mariana Regueira Lucena. “Além de excelentes profissionais, os médicos cubanos têm uma cultura diferenciada, principalmente na forma de consultar os pacientes. Eles se aproximam muito das pessoas, ouvem os problemas e tornam as consultas mais longas e detalhadas. A população tem aprovado a postura desses profissionais”, frisou a coordenadora.
Conforme rege o contrato do programa Mais Médicos, os cubanos permanecerão no município por um período de três anos. A estadia, transporte e alimentação dos profissionais estão sob responsabilidade da Prefeitura, que não tem medido esforços no sentido de contribuir no processo de humanização da Saúde.
Por conta disso, o Município está pleiteando a vinda de mais um profissional estrangeiro, que deverá ser encaminhado para a comunidade Sapé.

Saúde