Uma proposta de título de cidadão honorário de Palmeira dos Índios ao ex-prefeito de Coruripe, Marx Beltrão (PMDB), gerou polêmica na Câmara Municipal da cidade. Alguns vereadores – Dr. Márcio (PPS) e Sheila Duarte (PT) – não concordaram com a história.
O fato gerou uma discussão dentro do parlamento-mirim. O título foi proposto pelo vereador Agenor Leôncio (PR). Encontra-se em tramitação. Os questionamentos feitos ao título levantam uma única pergunta: o que Beltrão teria feito por Palmeira dos Índios para merecer a honraria?
Claro, a oferta da honraria é bem-vinda, sobretudo quando se é um pré-candidato a uma das cadeiras da Câmara de Deputados. É natural que os postulantes a um cargo de deputado federal busquem diálogos com vereadores para formar bases e reverter em quantidade de votos.
Em Palmeira dos Índios, os candidatos do PMDB entram com força na cidade. Luciano Barbosa (PMDB) possui apoio do edil França Júnior (Solidariedade), por exemplo. Renan Filho também tem suas bases na localidade, caso dispute a reeleição. Ele também é apontado como candidato ao Palácio República dos Palmares, caso o senador Renan Calheiros (PMDB) não entre na disputa.
Quanto ao título ofertado a Marx Beltrão, deve ser aprovado sem maiores discussões apesar da polêmica inicial. Agenor Leôncio justifica a honraria. Diz que Beltrão tem ajudado a “colocar água em alguns povoados da região”. Tem sido um interlocutor. Leôncio é funcionário da Casal.
Estou no twitter: @lulavilar