Os deputados estaduais afastados do comando da Mesa Diretora já podem reaparecer na sessão desta terça-feira, dia 25. Da Mesa afastada por decisão judicial, apenas Antônio Albuquerque (PRTB) – que afirma não ter participação nas decisões da direção da Casa de Tavares Bastos – compareceu às sessões sem quórum que visavam eleger um novo presidente.
Os demais sustentaram a ausência de quórum – em uma evidente manobra - até onde puderam para evitar que a Casa tivesse um novo comando. Conseguiram. A Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas segue com uma direção provisória que permitirá – como publicado em Diário Oficial – que o parlamento estadual retorne a atividade extraordinária.
Em pauta para esta terça-feira, um projeto de lei que aumenta o capital social do Laboratório Industrial e Farmacêutico de Alagoas (Lifal). Na sequência de fim de ano, os parlamentares se debruçam sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA), que, mesmo diante da crise institucional e das suspeitas de malversação de recursos, concedeu um aumento significativo do duodécimo da Casa de Tavares Bastos para o próximo ano.
Os parlamentares terão mais dinheiro para a Assembleia. Enquanto isto, o Ministério Público Estadual segue com a investigação dos múltiplos repasses feitos para as contas dos servidores comissionados da Casa.
Em nota, a deputada estadual Flávia Cavalcante (PMDB) – que se encontra no exercício da presidência – reafirma que as funções administrativas ficarão ocupadas de forma interina e que a Mesa Diretora – presidida por Fernando Toledo (PSDB) – volta ao comando em janeiro de 2014. Cavalcante se mostrou preocupada com a retomada da normalidade do parlamento estadual e com o fechamento das contas do exercício financeiro de 2013.
Pode haver atraso – diante das turbulências – no pagamento dos servidores da Casa. A Mesa provisória trabalha para que isto não ocorra. Às 15h15 o parlamento estadual – portanto – tentará mostrar uma aparente normalidade diante da crise institucional. Janeiro retorna a antiga Mesa Diretora. Provavelmente com as antigas práticas.
Estou no twitter: @lulavilar