“Um Toque, um Drible”. Esse é o tema da campanha do ‘Novembro Azul,’ desenvolvida para conscientizar os homens sobre a necessidade de se submeter a exames preventivos, como o exame de próstata. A campanha teve início neste mês, logo após a ação do outubro rosa, que incentivou as mulheres a realizar o exame de mama. A iniciativa é uma alerta para os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas (Sesau), nos últimos dois anos, 299 pessoas morreram devido ao câncer de próstata em Alagoas, entre elas 297 foram homens com a idade a partir de 50 anos. Os dados fornecidos pela Sesau, estima, segundo Instituto Nacional do Câncer (Inca), que eram esperados para 2012 mais de 400 novos casos de próstata no estado. Se colocado esse número em comparação com a média de 100 mil habitantes, a taxa de incidência seria 28,28%.
A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, um toque retal, exame que enfrenta a resistência de muitos homens. Mesmo com todo esclarecimento e acompanhamento médico, eles ainda preferem não realizar o toque, nem outros exames preventivos fundamentais para saúde.
O Inca considera câncer de próstata uma doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos. Em Alagoas, a maior incidência foi com homens maiores de 80 anos, idade na qual cerca de 109 casos que vieram a óbito. Estratificando segundo faixas etárias, temos: 50-59 anos = 19 óbitos ou 6,4%; 60-69 anos = 63 óbitos ou 21,1%; 70-79 anos = 106 óbitos ou 35,5%; 80 e mais = 109 óbitos ou 36,5%.
Confira a matéria completa na edição desta semana do Cada Minuto Press já nas bancas.