As praias das Zona Sul do Rio de Janeiro contarão a partir da próxima semana com uma delegacia de polícia móvel para proteger a segurança dos turistas e facilitar a realização de denúncias em caso de roubos e furtos, informaram hoje fontes oficiais.

A unidade, que ficará em um ônibus, pretende frear uma série de roubos, os arrastões, que aconteceram nos últimos dias nas praias do Rio de Janeiro, especialmente cheias devido as altas temperaturas registradas e ao feriado prolongado na capital fluminense.

Os arrastões são realizados na maioria das vezes por menores que levam os pertences dos banhistas em bloco, dificultando que possam identificá-los depois e recuperar os objetos levados.

Durante os últimos dias, 15 pessoas foram detidas por furto e três homens permanecem presos por tentativa de roubo e desacato a autoridade.

Com esta delegacia móvel a polícia do Rio de Janeiro pretende pôr fim à situação gerada antes de começar a temporada de verão na cidade, a que mais recebe turistas no hemisfério sul.

Durante os últimos dias, a Guarda Municipal do Rio de Janeiro, multiplicou seu efetivo na área para se antecipar à alta temporada, que passou de 140 para quase 400.