Diante das pesquisas que o apontam como bem votado, o deputado estadual João Henrique Caldas, o JHC (Solidariedade), pode – uma possibilidade bem real! – não concorrer a uma das cadeiras da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas e 2014. Ele estuda – conforme bastidores -ser candidato a uma das vagas de deputado federal.
Não bastasse a boa posição nas pesquisas – como a recentemente divulgada pelo Ibrape – JHC ainda encontraria maior facilidade para as composições, já que o Solidariedade tem um bom tempo de televisão. O martelo ainda não foi batido, mas a possibilidade é discutida internamente entre os Caldas e outros nomes da legenda.
Em todo caso, se partir para a reeleição, a estratégia do Solidariedade é não depender tanto de coligações, mas se mostrar com alguns nomes que possam ajudar a formar o coeficiente eleitoral.
Para disputar uma das vagas da Assembleia Legislativa, o Solidariedade pode enfrentar problemas para coligações. Não são poucos os adversários políticos que JHC arrumou ao escancarar a movimentação financeira da Casa de Tavares Bastos. Muitos deputados estaduais que partem para a reeleição não querem que JHC volte ao parlamento estadual.
Na tarde de hoje, 19, João Henrique Caldas ainda tentará ser presidente da Assembleia Legislativa. Provavelmente, não terá correlação de força para tanto. Será uma surpresa a vitória diante do contexto da crise vivenciada na Casa. Além disto, como falei no post anterior, há uma manobra para adiar a eleição interna dos deputados estaduais mais uma vez.
Estou no twitter: @lulavilar