Na próxima quinta-feira (21) é celebrado o Dia da Homeopatia e para comemorar a data o Programa de Homeopatia do SUS realiza no PAM Salgadinho,  a partir de 09h, a distribuição de material informativo e apresentações artísticas de pastoril e  danças circulares.

 O Programa de Homeopatia do PAM Salgadinho comemorou no mês de outubro 11 anos de existência, registrando o atendimento de cinco mil pacientes de primeira vez e 23 mil com retornos. “Somos uma equipe de seis profissionais e tratamos de todas as doenças consideradas curáveis”, ressalta a médica pediatra e coordenadora do Programa na Unidade, Lílian Espíndola. Os especialistas se dividem nos dois horários, manhã e tarde, de segunda à sexta-feira, e as consultas são realizadas no bloco “J” da unidade de saúde.

“Temos uma demanda reprimida de 100 pacientes. Pessoas que buscam atendimento pela primeira vez precisam esperar pelo menos dois meses”, esclarece a coordenadora do Programa, Lílian Espíndola. Ela explica que os interessados podem comparecer pessoalmente ao bloco “J” e agendar sua consulta sem precisar passar pelo Complexo de Regulação de Serviços (Cora).

Lílian diz que a maioria dos pacientes é de mulheres, crianças e homens já idosos. Os males mais comuns para tratamento de crianças são as alergias Já os adultos procuram a homeopatia para tratar dores articulares, questões ligadas à ansiedade, insônia e enxaquecas.

Segundo a coordenadora do Programa, as receitas dos medicamentos prescritos são especiais e carimbadas com a marca do SUS para que os pacientes possam obter descontos de 50% nas farmácias de manipulação conveniadas.

Homeopatia

A homeopatia é um sistema medicinal alternativo que contempla a totalidade do ser humano em detrimento de doenças isoladas. Ela atua por meio de estímulos energéticos desencadeados por medicamentos homeopáticos com o intuito de reequilibrar a energia vital dos pacientes.

De acordo com a homeopatia, o indivíduo não tem apenas uma doença: ele carrega um desequilíbrio que se manifesta de diferentes formas ao longo da vida. Por esse motivo, a função do médico homeopata é restaurar o organismo aos estágios que precedem a vida, no caminho da cura. É considerada, portanto, um tratamento preventivo e curativo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a sua prática como medicina alternativa e complementar. No Brasil, foi reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina em 1980.

Serviço:

Programa de Homeopatia do PAM Salgadinho

Bloco “J”

Fone: 3315- 5303