Um grupo de deputados estaduais - dentre os quais, a presidente Flávia Cavalcante (PMDB) - defende uma consulta ao Judiciário, diante do afastamento da Mesa Diretora comandada por Fernando Toledo (PSDB), para que se saiba qual é o quórum mínimo necessário para se eleger o novo presidente da Casa de Tavares Bastos.

 

A consulta deve ser feita no dia de hoje, 19. Logo, como já havia colocado no post abaixo, dificilmente o presidente da Casa de Tavares Bastos será eleito nesta terça-feira. Ainda há em curso - segundo bastidores - mais uma manobra para adiar ao máximo o processo da eleição. 

 

Qual seria a dúvida em relação ao quórum? Bem, como são 27 deputados estaduais, leva-se em consideração o quórum mínimo relativo a estes, que - conforme regimento - são 14 parlamentares presentes em plenário. (metade mais um).

 

No entanto, a Justiça determinou que os membros da Mesa Diretora não podem votar, nem ser candidatos. Assim, apenas 19 deputados estaduais participam do pleito.

 

Se for levado em conta que apenas 19 deputados estão aptos a participarem da eleição, há quem defenda que o cálculo para o quórum mínimo seja feito em cima deste número. Sendo assim, menos de 14 deputados estaduais presentes. Sendo mais preciso, seriam necessários apenas 10 deputados para eleger o presidente.

 

Tornaria mais fácil a vida dos postulantes.

 

Há quem tenha dúvida até se é possível votar com os que estiverem em plenário, para que a eleição ocorra. A disputa segue entre Jeferson Morais (Democratas), Ricardo Nezinho (PMDB), João Henrique Caldas, o JHC (Solidariedade) e Judson Cabral (PT). Estes são os nomes que tem interesse em comandar a Casa de Tavares Bastos. 

Estou no twitter: @lulavilar