As partidas de volta da repescagem africana para a Copa do Mundo-2014 serão disputadas de sábado a terça-feira e podem classificar as mesmas cinco equipes que participaram do Mundial Sul-africano de 2010.

Além da África do Sul, país organizador, as cinco nações africanas classificadas na ocasião foram Nigéria, Costa do Marfim, Camarões, Gana e Argélia.

Estas cinco equipes ainda têm chances de classificação para o Mundial brasileiro, apesar do caminho estar mais complicado para uns do que para outros.

A partida de volta entre Argélia e Burkina Faso, na próxima terça-feira em Blida, é uma das mais imprevisíveis.

Jogando em casa, Burkina Faso venceu o jogo de ida por 3-2, numa partida cercada de polêmica, principalmente pelos dois pênaltis marcados a favor dos donos da casa.

"Não foi Burkina Faso que nos derrotou, foi o juíz. Mas na África funciona assim, isso é a arbitragem africana", disse o capitão argelino, Madjid Bougherra.

Para Gana, que venceu por 6-1 o Egito no primeiro jogo, a volta parece ser uma mera formalidade.

No sábado, Nigéria e Costa do Marfim podem ser as duas primeiras equipes africanas a garantir uma vaga na Copa do ano que vem.

A Nigéria, atual campeã africana, tem situação um pouco melhor após derrotar fora de casa por 2-1 a Etiópia, seleção surpresa dessa repescagem.

Já a Costa do Marfim precisa ter cuidado após sofrer um gol nos acréscimos no jogo de ida em casa contra o Senegal (3-1), o que mantém vivas as esperanças no rival.

Mesmo assim, Drogba e companhia abriram boa vantagem e poderão selar a classificação em campo neutro (Casablanca, no Marrocos), já que o estádio de Dakar está suspenso por falta de segurança.

O quinto duelo da repescagem ainda está em aberto. Após o 0-0 na partida de ida em Túnis, Camarões recebe a Tunísia em Yaundé com ligeiro favoritismo.

-- Programação da repescagem africana para a Copa do Mundo de 2014:

(13h00) Nigéria - Etiópia em Calabar. Ida: 2-1

(17h00) Senegal - Costa de Marfim em Casablanca. Ida: 1-3

(12h00) Camarões - Tunísia em Yaundé. Ida: 0-0

(16h15) Argélia - Burkina Faso em Blida. Ida: 2-3