O Superintendente de Promoção da Cultura de Paz Adalberon Sá Junior, será homenageado na próxima terça feira (19) às 09h com o Selo Pacifista Francisco de Assis durante Audiência Pública na Câmara Municipal de Vereadores de Maceió. A audiência homenageará também José Carlos Lyra ‘Casa da Indústria’ e Santana ‘o cantador’ com a Comenda Pacificadora Madre Tereza de Calcutá.

A homenagem é uma iniciativa das Organizações Não Governamentais (ONG’s), Movpaz (Movimento Internacional pela Paz e não Violência) e Maceió Voluntário “em parceria” com a vereadora Tereza Nelma, reconhecendo a participação dos homenageados na promoção das ações sociais de Cultura de Paz em Alagoas.

“O selo é um reconhecimento a todas as pessoas que apoiam a Cultura de Paz em nosso Estado. Um ‘Obrigado’ em público àqueles que de fato, trabalham em prol da não violência”, ressalta Maristela Pozzitano, diretora do Maceió Voluntário.

O Selo Pacifista Francisco de Assis foi criado em 2011 pelo Movpaz, explica André Carnaúba, e todos os anos homenageia diversas autoridades, políticas, profissionais liberais, além de empresários alagoanos que se destacam ou se destacaram em ações de promoção da cultura da paz em alagoas. “Em 2011, um dos homenageados foi o ex-secretário da paz Jardel Aderico, este ano escolhemos o superintendente Adalberon Sá Junior, pelas ideias inovadoras do ônibus do desarmamento e da campanha do desarmamento infantil”, destaca André Carnaúba, coordenador do Movpaz em Maceió.

Para Adalberon Sá Junior, “Este selo é o reconhecimento e a valorização do desenvolvimento de ações de cultura de paz e de como a sociedade quer ajudar na construção de uma nova Alagoas. É uma ousadia falar de paz em um estado que todo mundo rotula ser o mais violento do país, e este prêmio mostra justamente que nós podemos e estamos mudando isto. Estamos construindo um estado referência em promoção da cultura de paz”. 

Todos os anos a entrega do selo acontece durante a Audiência Pública que confere a Comenda Madre Tereza de Calcutá a autoridades.