A juíza Juliana Guelfi, do Departamento de Inquéritos Policiais da Justiça paulista, decidiu pela liberação dos dois estudantes da Universidade de São Paulo (USP) detidos durante ação policial de reintegração de posse da reitoria na terça-feira. Os alunos de filosofia, Inauê Taiguara Monteiro de Almeida, 23 anos, e João Vitor Gonzaga, 27 anos foram indiciados pelos crimes de furto, danos ao patrimônio público e associação em quadrilha ou bando.
De acordo com a magistrada, "não houve verdadeira situação de flagrância dos delitos imputados, uma vez que os estudantes não foram surpreendidos praticando os atos descritos". A juíza disse ainda que eles foram detidos do lado externo da reitoria.
Os dois estudantes foram transferidos nesta quarta para o Centro de Detenção Provisória (CDP) da Penitenciária de Osasco, mas foram colocados em liberdade no começo da noite. Eles estavam detidos no 91° Distrito Policial desde a tarde de terça-feira.
Os alunos relataram que não tiveram participação na invasão do prédio da reitoria e disseram que foram detidos injustamente. Em depoimento, eles afirmaram que participavam de uma confraternização na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e deixaram o local no momento em que a Tropa de Choque entrou na Cidade Universitária para cumprir a reintegração de posse. Por volta das 5h de terça-feira, quando muitos estudantes deixavam o local - alertados por colegas que viram a chegada dos policiais -, eles foram encontrados e detidos em flagrante.
No momento da prisão, ambos afirmaram ter sido alvos de socos e pontapés, além de ter sofrido tortura psicológica por parte da PM. Eles foram encaminhados ao 93º Distrito Policial, na zona oeste de São Paulo, e prestaram interrogatório negando qualquer responsabilidade pelo furto de equipamentos e depredação registrados pela administração da USP após a ocupação que durou 42 dias. Além dos dois estudantes presos em flagrante, demais pessoas que tenham participado da ação poderão responder pelos crimes de que a dupla foi acusada.









