Em comemoração ao Mês da Consciência Negra, o Instituto Bem Querer-Ibesac, realiza nesta quinta-feira (14) a 6ª Edição da Festa de Ijexá, a partir das 14h na Praça Floriano Peixoto, no Centro de Maceió.

O objetivo da festa é difundir e socializar a cultura afro-brasileira em todos os seus segmentos e essência para os maceioenses. “A festa mostra às pessoas da capital que não podem comparecer à Serra da Barriga tudo o que foi herdado da cultura africana. Desde a feijoada a ritmos e religiosidade”, afirmou Jandha Carvalho, organizadora do evento.

Ela lembra também que o local da celebração não foi escolhido aleatoriamente. “A Praça dos Martírios foi escolhida por que na época da escravatura, era usada como mercado para exibir os negros que estavam à venda”. Foi no mesmo local que, em fevereiro de 2012, o governador Teotonio Vilela participou de solenidade em que fez o pedido de desculpas oficial do Estado de Alagoas aos religiosos de matriz africana pelo centenário do Quebra de Xangô, em 1812.

Durante a Festa de Ijexá, acontecerão apresentações de grupos de forma simultânea como: Banda Arerê, Yá Capoeira- Mestre D\'Lua, Berimbau de Ouro-Mestre Dumel, Mestre Formiga, Mestre Cutia, Grupo Reviver, Maculelê, Grupo de Dança Afro Arerê, Angola Capoeira, batucando e Afoxé OfáOmim.

VIÇOSA E UNIÃO

A programação oficial do Mês da Consciência Negra começou no último  sábado (9), nos municípios de União dos Palmares e Viçosa. Entre as atrações, estão filmes, música, dança, teatro, palestras, oficinas, cavalgada da liberdade e capoeira.

O evento está sendo realizado pelo Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado da Cultura (Secult), da Educação e do Esporte,da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, da Comunicação e do gabinete Civil e Militar e as prefeituras de Viçosa e União dos Palmares e a Fundação Cultural Palmares.

Entre as principais atividades estão a II Cavalgada da Liberdade que acontecerá no dia 17, a partir das 5h, tendo como ponto de saída o Largo da Estação Ferroviária de União dos Palmares e no dia 20, celebrações alusivas à Consciência Negra, com hasteamento da bandeira, que acontecerá em frente à prefeitura, às 8h, além da programação na Serra da Barriga.

A programação de União dos Palmares vai até o dia 28 de novembro e em Viçosa, até o dia 19. Confira a programação completa no site da Secult www.cultura.al.gov.br