Na Semana do Diabetes, que teve início na última segunda-feira (11), 56 unidades de saúde do município realizam uma série de atividades como orientação, palestras e ações educativas para incentivar os pacientes portadores da doença a adotarem um estilo de vida saudável, com a prática de atividades físicas e bons hábitos alimentares. Nesta quarta-feira (13), a nutricionista Elza Tavares falará sobre alimentação saudável, na Escola Frei Damião, no Benedito Bentes.
Segundo dados da Coordenação do Sistema de Gestão Clínica de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus de Atenção ( Hiperdia) da SMS, Maceió tem cerca de 200 mil pacientes portadores da doença, que pode ter origem genética ou surge por conta de fatores como sedentarismo e aumento de peso.
Programação de quinta-feira
Amanhã, no Dia “D” das ações em combate ao Diabetes, será realizada a 5ª edição da Caminhada “Hiperdia – Dia Feliz”, organizada pelo Programa de Saúde da Família (PSF) da unidade de Guaxuma. Os organizadores esperaram um público de aproximadamente 150 pessoas, que sairão da unidade em direção ao Sesc Guaxuma, onde serão realizadas atividades recreativas e educativas com pacientes.
Dia 14 também é comemorado o Dia Mundial do Diabetes e serão distribuídos laços azuis (símbolo da doença) na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS),para conscientizar as pessoas sobre a prevenção e tratamento da doença.
As Unidades de Saúde da Família (USF) Pitanguinha e Village Campestre II também promoverão ações ao longo desta semana, como palestras e atividades com idosos e portadores de diabetes, a fim de demonstrar a importância da prevenção e da promoção da saúde.
Mais informações podem ser obtidas na Coordenação do Hiperdia pelo telefone 3315- 5261