Três Arranjos Produtivos Locais (APL) de Alagoas foram selecionados para participarem da 6ª Conferência Brasileira de APLs, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior(MDIC). O evento será realizado entre os dias 3 e 5 de dezembro e tem o objetivo de reunir e mobilizar os segmentos produtivos para, por meio da troca de informações e de experiências, aprimorar as políticas de apoio e de estímulo ao desenvolvimento local e regional.
O APL Móveis de Maceió e Entorno foi selecionado para apresentar o seu caso de sucesso, onde, em pouco tempo de atividade, conseguiu se consolidar no mercado mobiliário da região metropolitana de Maceió. Já os APLs de Fruticultura no Vale do Mundaú e Piscicultura Delta do São Francisco foram selecionados para comercializarem seus produtos durante todo o evento.
Para o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) em Alagoas é um sucesso e que cresce a cada ano. “O programa se tornou uma referência para o país. Os incentivos concedidos pelo governo, desde a concessão de linhas de crédito, até a compra de parte do que é produzido, mostra que o governo investe no micro e pequeno produtor, acreditando no desenvolvimento regional e econômico do Estado”, comemora.
O evento contará com diversos momentos, como painéis, mesas redondas, apresentações de experiências locais, mostra e comercialização de produtos, todos voltados para a temática central da Conferência: “Sustentabilidade dos APLs: Governança, Conhecimento e Inovação.”
Segundo o superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Michael Chinelato, o evento é mais uma oportunidade de mostrar a eficiência na gestão do PAPL em Alagoas. “Se nós somos referência para o país, é porque existe uma gestão eficiente por trás. Esse mérito não é apenas da Seplande, mas de todo o estado de Alagoas, que ganhou reconhecimento nacional”, disse.