A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou nesta quarta-feira a suspensão da comercialização de 150 planos de saúde administrados por 41 operadoras. A medida vale a partir da próxima segunda (dia 18) e tem validade preventiva de três meses.

A agência afirmou ter recebido 15.158 reclamações entre 19 de junho e 18 de setembro. Os 150 planos suspensos e que devem sanar os problemas apontados pelos consumidores atendem a 4,1 milhões de beneficiários.

Além dos planos suspensos, nesta quarta a ANS liberou a venda de 37 produtos de sete operadoras que estavam suspensos, mas que tiveram os problemas resolvidos.

A agência realiza avaliações periódicas dos planos e, neste ano, adotou uma nova regra para determinar a suspensão da venda. Em vez de considerar apenas o descumprimento de prazos de atendimento, como vinha fazendo, a ANS incluiu na análise a violação de outras regras, como a ausência de cobertura para algum dos procedimentos obrigatórios ou problemas de carência e reembolso.

As reclamações a respeito de planos de saúde podem ser feitas pelo número 0800-701-9656, via formulário disponível no site da agência ou nas lojas da ANS.