A inauguração da nova sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, mostrou – nos bastidores da advocacia – que ainda há resquícios da polêmica campanha que resultou na vitória do atual presidente da OAB/AL., Thiago Bomfim.

Foi uma campanha dura, de troca de acusações, de bastidores movimentados com denúncias e o requentar de fatos. O natural – como é uma eleição de classe – é que os palanques tivessem sido desmontados. Porém, ao que tudo indica ainda há divergências entre grupos.

Quem fez críticas abertamente foi o advogado Marcelo Brabo, que concorreu às eleições no ano passado. De acordo com Brabo, “os palanques não foram desarmados. A OAB/AL é para poucos. Os advogados não têm vez”.

O advogado coloca ainda que a inauguração da nova sede foi um evento de um único grupo. “As fotos do evento falam por si sós”. Mas, as críticas se estendem: “a situação vivida nos fóruns e tribunais é caótica e lamentável. Os advogados estão totalmente desassisados”.

Ainda sobre o evento: “sequer no site da OAB/AL consta a inauguração. Fui participe deste sonho e construção. Muito colaborei para que ele acontecesse. O mesmo esquecimento da OAB/AL se dá nos fóruns e tribunais. Falta respeito e valorização aos advogados”.

Brabo ainda trata da instituição normativa que dispõe sobre os serviços jurídicos que se encontra no Tribunal de Contas de Estado (TCE/AL). Em sua opinião, a OAB/AL tem se mostrado omissa. “A OAB/AL anterior tinha posição, harmonizando interesses do TCE/AL, dos municípios, dos procuradores municipais e dos profissionais liberais”.

“Na gestão anterior, fui designado representante da OAB/AL e interagi com o TCE/AL, buscando avanços, mas sem esquecer da advocacia”, colocou ainda. A gestão de Thiago Bomfim vai se deparar com vários críticos. Será que transformará os bastidores da OAB em uma disputa semelhante à dos tradicionais grupos políticos que jamais desarmam palanques?

Assim que foi eleito, Bomfim falou do fim do palanque. Inclusive, ao instituir a Comissão para a eleição do Quinto Constitucional do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região buscou compor com integrantes que faziam parte das mais variadas chapas que disputaram a presidência da Ordem. Tentei falar com Bomfim sobre o assunto, mas um celular estava desligado.

O outro chamou e não atendeu. Seguirei tentando. O espaço está aberto ao presidente.

Estou no twitter: @lulavilar