O deputado estadual João Henrique Caldas, o JHC (Solidariedade) - que desencadeou a série de denúncias envolvendo a Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, resultando na crise pela qual passa o poder - briga sim por uma presidência dentro da Casa de Tavares Bastos, mas não a da Mesa Diretora. 

 

João Henrique Caldas tenta articular - nos bastidores político e diante do clima de eleições vindouras para presidente da Casa - a ida para a Comissão de Ética do parlamento estadual. JHC acredita que pode usar a comissão para instaurar processos, dentro da esfera do Legislativo, contra os membros da Mesa Diretora e os envolvidos no esquema dos múltiplos repasses aos funcionários comissionados. 

 

Para ele, um passo a mais para esclarecer a “lista de ouro”, sabendo quem indicou quem, além da possibilidade de deputados estaduais terem ficado com parte dos salários dos comissionados. Caldas tem dito - nos bastidores - que a Comissão seria de extrema importância diante da atual crise no parlamento estadual.

 

JHC chegou a afirmar que a Comissão de Ética se encontra acéfala, sem um presidente. No site da Assembleia, de fato não há presidente. O vice-presidente é o deputado estadual Sérgio Toledo (PDT), conforme o site. Fazem parte dela ainda Ricardo Nezinho (PMDB), Judson Cabral (PT), Inácio Loiola (PSDB) e Joãozinho Pereira (PSDB).

 

Será que a Comissão teria esta força que JHC acredita que tem? É uma comissão permanente que passa batida na Casa de Tavares Bastos. Longe, muito longe, de ser considerada uma das mais importantes do parlamento estadual.

Estou no twitter: @lulavilar