Os psolistas fizeram sua convenção partidária neste domingo, dia 03. O partido já tirou algumas resoluções - no encontro - que devem ser confirmadas em junho de 2014, no ano eleitoral. 

Confirmando o que já era posto nos bastidores políticos e pela própria vereadora Heloísa Helena (PSOL), em diversas entrevistas (inclusive para o CadaMinuto Press), a psolista vai disputar o Senado Federal. 

Heloísa Helena parte para a disputa contra o senador Fernando Collor de Mello (PTB) e o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), se mantido - daqui até as convenções partidárias - o quadro que se encontra atualmente. Para o governo do Estado, o partido vai apostar - mais uma vez - no nome de Mário Agra (PSOL).

Agra disputou o governo pelo PSOL em 2010. Em 2012, foi candidato a vereador por Maceió. Sem êxito. 

Nos bastidores, Tony Cloves ainda chegou a disputar a indicação para concorrer ao governo do Estado de Alagoas em 2014. Não obteve sucesso.

Cloves já disputou o cargo pelo PCB. Em 2012, assim como Agra, estava entre os psolistas que disputaram uma das cadeiras da Casa de Mário Guimarães. De acordo com Mário Agra, o nome dele e o de Heloísa Helena - na disputa pelo governo e pelo Senado - se deram por unanimidade. 

Além destas decisões, o partido elegeu Maurício Dias para a presidência da legenda. Ele é o pai de Sandra Dias, que foi candidata a vice-prefeita, em 2012, na chapa encabeçada pelo ex-psolista  Alexandre Fleming (PTN).

Agra comentou sobre as decisões do partido em sua rede social. Em Alagoas, o partido - segundo Agra - vai defender o nome de Luciana Genro como pré-candidata à presidência da República. 

Neste ponto, há alguns questionamentos que são feitos - em bastidores - em relação ao comportamento de Heloísa Helena. Muitos indagam qual o posicionamento dela em relação à união entre Eduardo Campos (PSB) e Marina Silva. 

Marina - que sempre teve o apoio de Heloísa Helena na formação da Rede Sustentabilidade - aderiu ao partido dos socialistas, quando não conseguiu o registro de sua sigla. Ela pode ser a vice na chapa de Campos. Heloísa Helena apoiaria Marina Silva?

Em Alagoas, a psolista parte para o embate com Collor e Vilela. Já chegou a afirmar que os adversários terão que gastar muito para se eleger. Na mais recente pesquisa de intenção de votos divulgadas, Heloísa Helena aparece na primeira colocação em empate técnico com o senador Fernando Collor de Mello. 

Agra ainda não apareceu em pesquisas. Agora, coloca - mais uma vez - o nome para ser testado nas urnas.

Estou no twitter: @lulavilar