O  CadaMinuto Press desta semana traz uma entrevista com o ex-prefeito de Coruripe, Marx Beltrão.  No bate-papo, Beltrão confirma o interesse de disputar uma das cadeiras da Câmara de Deputados e diz que – se dependesse de uma aposta dele – o candidato ao governo seria o deputado federal Renan Filho (PMDB).

Beltrão é apontado como um dos fortes candidatos do PMDB em 2014. A legenda trabalha – na atual conjuntura e com a possibilidade do senador Renan Calheiros ser o candidato ao governo – para fazer três deputados federais. Além de Marx Beltrão, a reeleição do deputado federal Renan Filho e do ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa.

Dentre os assuntos que o CadaMinuto Press abordou com Marx Beltrão, está a trajetória política da família dele em Alagoas, que tem a região do Litoral Sul como forte reduto eleitoral. Os Beltrão possuem forte densidade eleitoral e comandam as cidades daquela região.

Indaguei a Marx Beltrão como ele enxergava a participação da família na recente história política de Alagoas, diante dos espaços que ocuparam e ocupam e das denúncias que surgem contra alguns políticos da região, como o deputado estadual João Beltrão (PRTB), por exemplo.  

O ex-prefeito de Coruripe respondeu: “olha, eu não posso falar como família. Eu posso falar de forma individual. Eu não posso responder por um ato nem de João Beltrão, nem de Joaquim Beltrão, nem de Marcelo Beltrão, nem de Dudu Ronalsa, nem de ninguém. Eu respondo pelos meus atos. Se a Justiça mostrar amanhã que qualquer ente da minha família errou, que se faça Justiça e a punição necessária. Eu não compactou com nenhum tipo de irregularidade”.

Ele ainda complementa: “eu acredito que a política deve ser feita de maneira honesta e coerente, voltada para o povo. Foi assim que eu aprendi a trabalhar, foi assim que eu fiz em Coruripe e é assim que vou continuar fazendo. Eu saliento ainda o seguinte: existe um folclore com o nome Beltrão pelo temperamento do deputado João Beltrão que é muito polêmico e – às vezes – dá algumas entrevistas. É o jeito dele”.

“Mas, posso garantir o seguinte: se você for na região Sul, a grande maioria gosta do trabalho de cada um dos prefeitos que respondem por aqueles municípios e do ex-deputado Joaquim Beltrão e do deputado João Beltrão. Se a nossa família não trabalhasse bem, a gente não estaria ganhando eleições em tantas vezes consecutivas nestas regiões”, frisou.

Ainda questionei Marx Beltrão sobre as denúncias de desvios do Fundeb em Coruripe, como apontou a Polícia Federal. “Eu não recebi nenhuma cópia com nenhum processo sobre isto. O que sei é o que foi publicado através da imprensa. Mas, é impossível que se tenha desviado recursos naquele montante (R$ 13 milhões) – em dois anos – do Fundeb. É impossível. Não tem nem como. Eu acredito que tenha pego aquele montante – como a polícia costuma fazer – e jogado na mídia para depois ir apurar. Depois que sai a apuração, que é lá na frente, é que se vê que as coisas são bem diferentes do que se anuncia no início. Eu não acredito que a minha equipe tenha errado. Eu não respondo a nenhum processo na Justiça. Pretendo também não responder nenhum amanhã. Se houve qualquer tipo de irregularidade em Coruripe, que os culpados sejam condenados. Mas, acredito e confio na equipe que lá trabalhava. Acredito mais que seja um erro, do que uma verdade. A Educação pública de Coruripe – gosto de deixar bem claro isto – é uma das melhores do Estado de Alagoas. Por três vezes consecutivas, fomos a terceira maior nota, conforme o IDEB. As escolas são bem estruturadas, reduzimos a evasão escolar a praticamente zero, fizemos um trabalho maravilhoso e do jeito que a lei manda. Os índices da Educação em Coruripe são os melhores de Alagoas”.

A íntegra da entrevista está no CadaMinuto Press desta semana.

Estou no twitter: @lulavilar