São muitas as especulações nos bastidores políticos sobre o futuro do ex-prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PRTB). Ele já foi apontado como vice em uma chapa encabeçada pelo PMDB do senador Renan Calheiros.
Porém, o PMDB mantém a porta aberta para que o PT indique esse vice. O Partido dos Trabalhadores deve definir melhor os rumos após sua eleição interna. Há uma cobiça de vários lados por ter o PT – como coadjuvante – no processo eleitoral de 2014.
A aliança com a sigla também interessa – por exemplo – ao senador Benedito de Lira (PP), que pretende disputar o governo do Estado de Alagoas.
O fato é que já há quem aposte que o PRTB indicaria o vice em uma composição com o PMDB e que este seria Almeida. O PRTB é ainda o partido do ex-deputado Cícero Ferro e dos deputados estaduais João Beltrão e Antônio Albuquerque.
Para Albuquerque – que pretende disputar uma das vagas de deputado federal – o ex-prefeito Cícero Almeida ajudaria mais como candidato na proporcional, tentando uma das cadeiras de Brasília. Ajudaria também ao filho do presidente do Tribunal de Contas do Estado Cícero Amélio.
Val Amélio está filiado ao PRTB e deve ser candidato à Câmara de Deputados. Há ainda o destino do ex-vereador Arnaldo Fontan em jogo. Mas este, assim como Jairzinho Lira, deve disputar uma das cadeiras da Casa de Tavares Bastos.
Além disto, a "densidade" do PRTB o deixa cada vez mais distante de uma majoritária.
Estou no twitter: @lulavilar