A seleção da Holanda visitou nessa quarta-feira (30), as instalações do Estádio Rei Pelé como Centro de Treinamento de Seleções (CTS) para o Mundial de 2014. A capital alagoana é um dos 83 CTSs do catálogo final definido pela FIFA para abrigar uma das 32 seleções qualificadas para a competição.

A visita, acompanhada pelos integrantes do Comitê Gestor do Projeto Alagoas Centro de Treinamento de Seleções da Copa do Mundo 2014 (Comcopa), Marcos Pradines e professor Eduardo Magalhães, foi extensa, completa e a mais técnica já realizada no CTS de Alagoas.

Os holandeses avaliaram as questões de logística, como o fluxo do trânsito, a rede hoteleira foi muito elogiada por ser uma das mais novas e modernas já visitadas pela delegação e o trabalho desenvolvido pelo Comcopa Alagoas mais uma vez teve destaque pelo comprometimento com que recebe e orienta as delegações no Estado.

Alagoas já recebeu a visita das seleções da Noruega, Inglaterra, Japão e Irã. A expectativa é que no início do mês de dezembro, quando acontece o sorteio das chaves do campeonato, o número de visitas aumente.

“As seleções que irão disputar os primeiros jogos em Salvador, Recife, Natal e Fortaleza provavelmente irão escolher um CTS no Nordeste, então essas visitas serão intensificadas a partir do sorteio das chaves, no mês de dezembro”, afirma o presidente do Comcopa Alagoas e secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado.

Comcopa Alagoas

O Comitê Gestor do Projeto Alagoas Centro de Treinamento de Seleções da Copa do Mundo 2014 (Comcopa Alagoas) foi criado pelo Governo do Estado por meio do Decreto nº 14.090, do dia 10 de junho de 2011. O objetivo é viabilizar a montagem de estruturas e criar condições para que Maceió se constitua em Centro de Treinamento de Seleções (CTS) e possa liderar a articulação entre entidades públicas e privadas envolvidas com o projeto de tornar o Estado de Alagoas um dos CTS do evento esportivo, o que inclui a coordenação, integração, monitoramento e avaliação das ações e projetos aprovados.

O Comcopa é presidido pelo secretário-chefe do GabinSeleçãoete Civil, Álvaro Antônio Machado, e composto pela Prefeitura Municipal de Maceió, Federação Alagoana de Futebol (FAF), pelos secretários de Estado da Educação e do Esporte, do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, do Turismo, da Infraestrutura, da Defesa Social, da Saúde e da Comunicação, além do secretário de Estado Adjunto de Esportes.