O secretário municipal de Saúde, Jaelson Gomes, viajou para Brasília nesta terça-feira (29), onde participa, juntamente com a secretária adjunta, Marta Celeste Mesquita, e o secretário Estadual de Saúde, Jorge Villas Boas, de uma reunião com representantes do Ministério da Saúde. A pauta do encontro é a contratualização que pode ser firmada entre as Secretarias e os grandes hospitais da capital, ampliando os serviços oferecidos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com Jaelson Gomes, o Governo Federal pode assumir alguns encargos financeiros com a prestação de serviços na área da saúde, que hoje são de responsabilidade dos poderes públicos estadual e municipal, mas para isso é necessário que a contratualização seja negociada e assinada. “A assinatura da contratualização entre a SMS e os hospitais de grande porte é hoje a principal possibilidade de atender à demanda da população”, avalia.

O processo de contratualização visa garantir o cuidado à saúde de forma integral e de qualidade por meio de mecanismos de contratação, controle, regulação do acesso e de avaliação, reunindo um conjunto de regras acordados entre o gestor da saúde municipal e os prestadores de serviço definindo valores, quantitativos de atendimento e tipos de procedimentos que cada prestador poderá realizar na média e alta complexidade.