O ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB), tem trabalhado com o foco em uma candidatura a deputado federal. Assim tem sido suas andanças pelo interior do Estado, sempre contando com apoio de alguns vereadores, como é o caso de Palmeira dos Índios, onde caminha ao lado do vice-presidente da União dos Vereadores de Alagoas, França Júnior (Solidariedade).
Porém, Luciano Barbosa começa a ser apontado – nos bastidores políticos – como um possível nome ao Senado Federal em uma chapa encabeçada pelo PMDB, já que o partido está cada vez mais distante do senador Fernando Collor de Mello (PTB) e sua busca pela reeleição.
Uma candidatura de Luciano Barbosa ao Senado Federal tem tudo para incomodar Fernando Collor de Mello, ao contrário do que alguns pensam. Collor – se realmente for candidato à reeleição – conta com o colégio eleitoral de Arapiraca. Conta ainda com a liderança política da prefeita Célia Rocha (PTB). Além de correligionária, uma aliada.
Mas, Célia Rocha também é aliada de Barbosa. Foi a candidata do grupo – em 2012 – quando deixou a Câmara de Deputados para disputar a Prefeitura Municipal de Arapiraca. De que lado então estará o Executivo de um dos mais importantes colégios eleitorais do Estado de Alagoas? Célia Rocha será uma “eleitora” importante entre dois candidatos ao Senado Federal.
Entretanto, até o presente momento, o nome de Luciano Barbosa ventila apenas como uma possibilidade. Não há nada de concreto apontado para este caminho, apesar de ser possível. O peemedebista segue firme – como disse no início – com sua candidatura ao Legislativo federal. O PMDB – por sinal – pretende ocupar três cadeiras da Câmara de Deputados.
Estou no twitter: @lulavilar