Milicianos curdos tomaram neste sábado o controle da passagem fronteiriça de Al Yarbia, situada entre Síria e Iraque, após intensos combates contra grupos radicais islâmicos, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos. Combatentes das chamadas Unidades de Proteção do Povo Curdo controlam essa passagem fronteiriça, que no lado iraquiano recebe o nome de Rabia e que é a única existente entre a província síria de Hasaka e a iraquiana de Ninawa.
Os curdos também tomaram o controle da cidade de Al Yarbia e de outras localidades nos arredores, que estavam anteriormente nas mãos dos insurgentes. O conflito já dura três dias entre curdos e grupos radicais vinculados à Al-Qaeda, como a Frente al Nusra e o Estado Islâmico do Iraque e do Levante, assim como outros rebeldes, afirmou o Observatório, com sede em Londres e que tem uma ampla rede de ativistas na Síria.
O grupo de direitos humanos informou que houve mortos em ambos os lados, mas não pôde afirmar o número com exatidão. O posto fronteiriço de Al Yarbia, por onde passam armas e combatentes, é estratégico para os curdos da Síria, que têm apoio de seus pares iraquianos no norte do país (Curdistão), enquanto os jihadistas na Síria se relacionam com grupos similares que atuam no Iraque.









