Em sua ida a Brasília, o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB) conversou com o deputado federal Givaldo Carimbão (PROS) sobre a permanência dele na base da administração estadual e as mudanças na Secretaria da Paz (SEPAZ).

 

Carimbão confirmou o encontro em conversa com este blogueiro. De acordo com o deputado federal, ele e o tucano chegaram ao seguinte acordo: a Secretaria da Paz fica com o PROS, com Carimbão indicando um novo secretário nos próximos dias.

 

Quanto à Unidade de Internação Masculina (UIM) – cujas rebeliões provocaram as crises e as mudanças – deve ser desvinculada da pasta. Carimbão afirmou que esta desvinculação já era parte de um plano de ação existente na pasta, para que a SEPAZ pudesse “trabalhar mais focada nas ações educativas e preventivas”. Ou seja, de acordo com o parlamentar, não se trata de uma acomodação política...

 

“A pasta ficará mais livre para implantar ações de cultura de paz em Alagoas. Somos referência nacional na questão das ações preventivas, das comunidades terapêuticas e com mais tempo para trabalhar com este foco, disse ao governador que seremos referência internacional”, salientou Carimbão.

 

Carimbão diz que o atual secretário Carlos Luna fará esta função de transição e deve ficar responsável pela gestão da Unidade de Internação Masculina. Indaguei ao deputado se ele acreditava que seria criada uma nova pasta só para acomodar a UIM. “Não. Será um órgão com mais independência que pode estar vinculado ao próprio gabinete do governador. Este é o desenho que discutimos em Brasília. Para que estas medidas socioeducativas sejam aplicadas com eficiência é preciso que se tenha autonomia. A desvinculação vai ajudar muito nisto. Já era um plano antigo”, respondeu Carimbão.

 

O parlamentar avalia que este é o caminho mais rápido para a solução para a crise na UIM. “As medidas a serem tomadas precisam de agilidade, então a autonomia vai permitir isto. Não pode ser uma instituição ligada, por exemplo, ao secretário Dário César ou a outro. Agindo de forma autônoma torna tudo mais rápido e independente. Não precisa estar atrelada a SEPAZ, que seguirá desempenhando o papel que já vem fazendo em 30 municípios. É o que inicialmente tínhamos traçado”, complementa.

 

Indaguei a Carimbão quem seria o nome indicado por ele, mas não respondeu. “É uma questão de ética. Ainda não posso citar o nome, mas ele será indicado em breve”. Para Carimbão, a Sepaz – que já foi alvo de diversos questionamentos, desde sua criação – se tornará mais eficiente. Eis algo que só a prática – caso realmente se tenha a efetivação desta estrutura anunciada – poderá responder.

 

O deputado federal aposta suas fichas na pasta. Sobre a possibilidade do ex-secretário Jardel Aderico retornar ao governo do Estado, Carimbão diz que ele parte para uma missão em Brasília, na coordenação nacional do PROS. O parlamentar já esteve reunido com o presidente nacional do PT, Rui Falcão. Um diálogo entre partidos para que o PROS integre a base aliada. Aderico pode ocupar algum cargo na esfera federal por indicação do ex-socialista.

 

Carimbão ainda busca afastar a saída de Aderico da crise vivenciada na UIM. Ele diz que já era planejado. “Antes disto, já havia dito ao governador que precisaria do Jardel em Brasília para uma missão”. No dia de ontem, o parlamentar do PROS já havia afirmado que aliança com os tucanos –em Alagoas – segue firme. Em Brasília, o aperto de mãos é com os petistas. 

Estou no twitter: @lulavilar