Pela segunda vez em 2013 o Santos Futebol Clube enviou um representante para participar, nesta terça-feira, 15, de mais uma peneira oficial, realizada pela Escolinha Chuts Meninos da Vila - representante do time paulista em Alagoas. A seletiva, coordenada pelo avaliador das franquias das escolinhas do Santos, Guilherme Passos, aconteceu no campo da Braskem, no bairro do Pontal da Barra, e contou com aproximadamente 200 crianças.
De 7h30 até 17h, crianças e adolescentes da Chuts Meninos da Vila, todos com o mesmo sonho de se profissionalizar como jogador de futebol, participaram de uma partida de dois tempos, sob o olhar atento de Guilherme. No primeiro turno, o olheiro analisou as categorias sub-11 e sub-13, e na parte da tarde foi a vez dos mais velhos, sub-15 e sub-17.
O avaliador, que vive em busca de jovens talentos pelo Brasil, falou que os critérios para seleção são os fundamentos básicos do futebol. "É importante que o jogador, mesmo muito jovem, tenha um bom domínio e controle de bola, respeito tático, qualidade no passe e bom jogo em equipe. Esses são os principais pontos a serem observados", disse Guilherme.
Ele elogiou a qualidade técnica dos garotos e acrescentou que a aprovação e a convocação dos meninos acontecem na necessidade do material humano que o Santos está precisando.
"Estou muito satisfeito com que estou vendo nessa peneira. Os meninos estão cumprindo bem com os fundamentos esperados. A escolha dos garotos acontece na medida que, lá em Santos, precisam de jovens de determinada posição. Em um mês deveremos divulgar os resultados", complementou o olheiro.
O jovem Antônio Fernando, 12 anos, natural do município de União dos Palmares, participa pela segunda vez da peneira e conhece bem os atalhos para ser selecionado. Na última seleção realizada em Maceió, ele foi um dos convocados para participar da segunda fase da seleção, em Santos.
"Ainda estou esperando o meu resultado, mas espero que tenha ido bem. Jogo na posição de volante porque gosto de marcar e servir os meias", disse o Fernando, que é fã do Neymar, mas gosta do futebol do volante do Santos FC, Cícero.
Evolução dos alunos
O coordenador de Futebol da Chuts Meninos da Vila, Rafael Salgueiro, comemorou o nível técnico dos jovens da escolinha, e garantiu que isso é resultado dos profissionais da instituição. "Ainda vamos completar nosso primeiro ano como representante dos Santos FC em Maceió, mas a vivência está sendo muito boa. Hoje, o nosso objetivo é aprimorar a parte técnica dos garotos que entram aqui. Muitos já entram com uma noção boa, e o que temos que fazer é lapidar isso", disse Rafael.
Durante o período da Chuts em Maceió, a escolinha conseguiu selecionar 14 jovens para participar da segunda fase da seleção que acontece em Santos-SP. Para se matricular na escolinha é necessário uma foto 3x4, atestado médico e idade máxima de 17 anos.