Um café da manhã com secretários e com a bancada federal, acompanhado pela imprensa. Foi o jeito como o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), resolveu pedir ajuda aos deputados federais e senadores para tocar projetos na capital alagoana.

Rui Palmeira – é claro! – está de olho nos recursos provenientes de emendas federais e o quanto estes podem auxiliar a tocar projetos estruturantes, dentre os quais obras, em Maceió. A nova administração municipal se aproxima do final do primeiro ano de mandato.

Um primeiro ano de turbulências, com denúncias que envolviam a gestão anterior (classificadas pelo próprio chefe do Executivo como herança maldita), e dificuldades na área da Saúde. Tanto é assim que Rui Palmeira decretou estado de emergência.

Durante o encontro, Palmeira apresentou uma série de projetos que necessitam de recursos para serem viabilizados.  Grande parte destes na área de mobilidade urbana, como alargamento de uma avenida no Benedito de Bentes, e um corredor de ônibus no Tabuleiro do Martins.

O pacote inclui ainda – para ser ter ideia – a drenagem da Lagoa Mundaú, além de outras melhorias no trânsito da cidade. Basicamente são projetos de infraestrutura.

Palmeira espera que o empenho da bancada federal possa garantir estas verbas.  As obras apresentadas pela Prefeitura Municipal estão avaliadas em R$ 150 milhões. São ações para todo o período de mandato do prefeito. 

Estou no twitter: @lulavilar