O Ministério das Comunicações anunciou nesta segunda-feira, 14, os municípios que foram contemplados com o projeto Cidades Digitais. Delmiro Gouveia e Estrela de Alagoas estão entre os 262 municípios que saíram na lista divulgada no Diário Oficial da União de hoje. Esses municípios fazem parte da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) que os auxiliou no envio das propostas aprovadas pelo ministério.

O projeto é ligado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e tem como principal objetivo modernizar a gestão municipal, além de oferecer desenvolvimento local através do acesso a serviços do governo eletrônico.

O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo Silva, falou da sua satisfação pela implementação do projeto. “Serão mais de 6 milhões de pessoas beneficiadas com a Cidades Digitais. O total de investimento concedido ao programa será de 200 milhões de reais. ”, disse o Ministro. O critério utilizado pelo ministério para a seleção foi uma combinação do IDH e o índice de acesso à banda larga, além de todas terem menos de 50.000 habitantes.

Os municípios selecionados tiveram que enviar as propostas através de formulário eletrônico entre os dias 4 de fevereiro e 5 de março deste ano. O programa prevê a instalação de infraestrutura de conexão de rede entre órgãos públicos municipais e a instalação de aplicativos de governo eletrônico para gerir os setores financeiro, tributário, da saúde e da educação.