Ainda nesta semana publicarei neste espaço a relação de funcionários efetivos e comissionados do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas. Em todo caso, em uma entrevista com o presidente do poder, o conselheiro Cícero Amélio, indaguei sobre a quantidade de servidores presentes naquela Casa.

Amélio disse que são aproximadamente 250 efetivos. Não falou do número de comissionados. Revelou achar o número pouco e que – segundo ele – em pouco tempo o Tribunal de Contas deve se deparar com o que chama de “crise no setor pessoal”.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado fala da necessidade de concurso público, mas diz que só poderá fazê-lo após regularizar a situação de aposentados e pensionistas junto ao fundo previdenciário. De acordo com Amélio, é inclusive o problema para se ter um Plano de Cargos e Carreiras dos servidores.

Adianto: na folha de setembro consta o nome da vereadora Teresa Nelma (PSDB). O assunto foi abordado por vários jornais, mostrando que Nelma recebia ainda salário pelo Tribunal de Contas do Estado mesmo sendo edil por Maceió.

Indaguei a Cícero Amélio a possibilidade da existência de fantasmas no Tribunal de Contas do Estado. Os que ganham sem trabalhar. A resposta foi: “o Tribunal de Contas não é nenhum cemitério. Aqui não existem fantasmas. O Tribunal hoje tem a sua folha e o portal da transparência está aí com as informações sobre os funcionários”.

Amélio ainda complementou: “todos os funcionários, todos os custos do Tribunal são publicados no portal. Nós temos essas informações que são publicadas religiosamente. No início, eram publicadas as informações de dois em dois meses porque não tínhamos as condições para fazer com maior celeridade. Estávamos tentando aprimorar. Hoje, a folha salarial é paga no dia 30 de cada mês e imediatamente já é publicada, com todos aqueles que recebem qualquer centavo”.

Como coloquei no início do post, ainda esta semana publicarei – como fiz com a listagem de funcionários de 2007 – a nova listagem de servidores do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas. 

Estou no twitter: @lulavilar