Os maceioenses que foram às agências bancárias na tarde desta quarta-feira (09) se depararam com uma cena inusitada no Centro de Maceió. Com mais de 20 dias de paralisação os sindicalistas prepararam um ato diferente. Com fantasias de diabinhos os bancários fizeram brincadeiras com os clientes que entravam em uma agência bancária.

“Essa brincadeira é uma forma de passar para a sociedade que a nossa vida virou um inferno e a dos clientes também", afirmou a integrante da diretoria do Sindicato dos Bancários de Alagoas, Arivoneide Moraes.

Depois de 21 dias de greve e poucas rodadas de negociação “o silêncio é a resposta que temos recebido. Infelizmente as propostas levadas pelos trabalhadores não estão sendo sequer questionadas”, disse a sindicalista.

Sobre os serviços que estão sendo disponibilizados à sociedade durante o período da greve, Arivoneide disse que cerca de 50% dos serviços estão sendo efetuados normalmente. “Hoje em dia a maioria das transações bancárias são automatizadas. Se formos ofertar apenas os 30% recomendados por lei com certeza muitos serviços que estão no ar ficarão indisponíveis”, afirmou a integrante da diretoria do Sindicato dos Bancários.

Negociação

Nesta quinta-feira (10), haverá uma reunião dos sindicatos de todo o país com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), em São Paulo, onde será apresentada uma nova proposta.  “Nos dois encontros que houve foram apresentadas propostas de reajuste de 6,1% e depois de 7,1%. A expectativa da categoria é de que neste encontro seja apresentada uma boa proposta”, afirmou o dirigente sindical,  Anoili José.