Com a medição dos raios UV (ultravioleta) atingindo níveis extremos em nosso estado, o Cada Minuto consultou especialistas sobre a novidade das roupas com proteção UV, cujos fabricantes prometem proteção eficaz contra a radiação.
De acordo com Sociedade Brasileira de Dermatologia, essas roupas são feitas com tecidos especiais e realmente protegem a pele da radiação.
Segundo a indústria, existem basicamente dois tipos de tecidos que oferecem a proteção UV. Um deles possui a proteção em sua própria trama, por ser feito com fios especiais à base de dióxido de titânio que não se perde nas lavagens enquanto a roupa não for danificada, o FPU (Fator de Proteção Ultravioleta)se mantém. O outro tipo é um tecido comum, que recebe um aditivo que funciona como absorvedor de raios UV. Em alguns casos, a proteção do segundo tipo pode durar um número determinado de lavagens.
O fator de proteção dos tecidos é determinado pelo FPU, classificação certificada pela Agência Australiana de Proteção à Radiação e Segurança Nuclear (Arpansa). A Austrália é pioneira nas roupas com proteção UV devido a alta incidência de radiação em seu território e a pele clara da população.
Os testes em laboratório são realizados com um equipamento chamado espectrofotômetro. O resultado aparece como uma porcentagem de raios UVB e UVA transmitidos pelo tecido. Com essas porcentagens é calculado o FPU oferecido pelo tecido. O índice de FPU indica o quanto a RUV (Radiação Ultravioleta) é bloqueada (absorvida) pelo tecido. Por exemplo, um tecido com FPU de 50 permite que somente 1/50 da RUV, que atinge a superfície do tecido, passe através dele. Isso significa que o tecido denominado FPU 50+ reduz a exposição da RUV sobre a pele em 20 vezes ou que bloqueia 98% dela quando utilizado.
As principais recomendações das roupas UV são para crianças de até seis meses, que devem evitar filtro solar devido ao risco de alergia, idosos e pessoas que fazem exercícios ao ar livre regularmente, e ainda pessoas que têm doenças de pele desencadeadas pelo sol e para os trabalhadores que exercem atividades externas.
Mesmo uma pessoa com pele saudável é recomendado que use esse tipo de tecido pois é um benefício ter esta proteçãoque contribui para afastar da pele os efeitos nocivos da radiação, como o aparecimento de manchas, foto-envelhecimento, queimaduras e principalmente o câncer de pele.
O uso de roupas UV, portanto, deve acompanhar outros cuidados, como uso de filtro solar, chapéu e óculos escuros.
Em Alagoas, vem sendo destaque na revenda de roupas e acessórios com proteção UV a loja Empório UV, que abriu suas portas há 2 meses com o objetivo oferecer essa proteção à família alagoana.
Segundo as empresárias Larissa Amaral e Carina Amaral a loja Empório UV é a única nesse segmento no estado e revende produtos das principais marcas do Brasil, em seu mix de proteção UV encontramos moda praia e casual, fitness, luvas, manguitos, sombrinhas, guarda-sol, roupas para prática de esportes, protetor solar, chapéus e acessórios, nos tamanhos RN ao Adulto.
As empresarias, destacam que todas as suas peças contam com a proteção em sua própria trama e com certificado de Proteção e fazem um alerta as roupas com fatores de proteção não certificados, o que pode trazer risco ao consumidor.
A Empório UV, esta localizada na Rua Engenheiro Mário de Gusmão, n.º 466, Loja 01, Galeria Ponta Verde Center, no bairro da Ponta Verde, Maceió, com o telefone n.º 3034-7764.