A F-Indy teve rodada dupla neste fim de semana, realizada no circuito de rua de Houston, Texas. Na segunda corrida, disputada no domingo, a competição ficou em segundo plano, devido ao terrível acidente que envolveu Dario Franchitti, Takuma Sato e EJ Viso.
Em curva, o japonês errou discretamente a trajetória, enquanto o escocês não teve condições de desviar. Como consequência, o carro de Franchitti foi catapultado e se chocou contra a grade de proteção da pista. Em seguida, o venezuelano atingiu em cheio o bólido de Sato, também por não ter como escapar da linha que vinha mantendo.
Para os fãs mais antigos da Indy, vale a comparação: o acidente de Franchitti foi muito similar ao que vitimou o canadense Jeff Krosnoff, em 1996, durante o GP de Toronto. Na ocasião, Krosnoff se viu espremido contra o muro pelo carro de Stefan Johansson e também ocorreu o efeito catapulta, com a diferença de que, naquele caso, o modelo guiado por Krosnoff se inclinou de modo a deixar a cabeça do piloto exposta aos choques contra a grade.
Felizmente, Dario Franchitti não corre risco de morte. O multicampeão da categoria sofreu concussão cerebal, fraturas em vértebras e tornozelos, mas o estado de saúde é estável. Os outros pilotos não tiveram ferimentos relevantes. Por outro lado, 13 espectadores ficaram feridos ao receberem diretamente os detritos causados pelo acidente, duas delas hospitalizadas.
Quanto ao campeonato, os vitoriosos do fim de semana foram Scott Dixon (sábado) e Will Power (domingo). O brasileiro Helio Castroneves teve desempenho desastroso e, depois de chegar a Houston com larga vantagem na liderança da tabela para o neozelandês, sai do evento com 25 pontos de desvantagem (546 a 521) com apenas uma prova por vir, as 500 Milhas de Fontana, no dia 19/10.
Confira o vídeo do acidente de Franchitti:

Carros