O Conselho Estadual de Segurança (Conseg) irá solicitar ao comando da Polícia Militar explicações sobre a troca de comandante do 5º Batalhão. Em sessão realizada nesta segunda-feira (07), o colegiado ouviu os coronéis Pantaleão e Ivon Berto, chefe do Estado Maior, sobre as denúncias de interferência política na unidade. Além disso, o Conseg recomendou também que a PM mude novamente o comando do 5º Batalhão.

Após a transferência de Pantaleão do comando do 5º Batalhão, posto que foi assumido pelo Major J. Cláudio, moradores do Benedito Bentes denunciaram que a saída do oficial se deu por determinação do vereador Silvânio  Barbosa.

Na sessão de hoje do Conseg, Pantaleão disse desconhecer que a sua saída do 5º BPM tivesse motivação política. Já Ivon Berto afirmou acreditar que a mudança no comando do Batallhão se deu por interferência do vereador, que por diversas vezes já negou o fato.

O Conseg recomendou ainda que uma reunião, que teria sido convocada por Silvânio Barbosa, na sede do 5º BPM, no próximo dia 15, com comerciantes locais seja cancelada.