A vereadora por Maceió, Heloísa Helena (PSOL), falou – em entrevista exclusiva ao CadaMinuto Press – sobre seus planos para o ano de 2014. Bem ao seu estilo, a psolista disse que “se não enfartar até lá, será candidata ao Senado Federal”. Heloísa Helena demonstra emoção ao falar da derrota de 2010, quando disputou as eleições contra o senador Renan Calheiros (PMDB) e Benedito de Lira (PP).
Heloísa Helena participou de uma campanha dura em que rivalizou com o pepista Benedito de Lira. Para ela, um aprendizado, como coloca durante a entrevista. A psolista ainda fala do escândalo envolvendo a Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas e faz uma avaliação sobre o parlamento-mirim do qual faz parte. “Eu entendo que a canalha política local precisa esconder os meus projetos”, dispara Heloísa Helena.
Confira abaixo a íntegra da entrevista.
Nos bastidores políticos, a senhora é apontada como um dos possíveis nomes na disputa pelo Senado Federal. A senhora pretende disputar o cargo em 2014 pelo PSOL?
Sim. Acaso eu não enfarte até lá serei candidata à senadora para continuar representando de forma honrada nosso Estado, para continuar apresentando importantes projetos em políticas sociais e para garantir uma alternativa na eleição a quem não se vendeu nem se rendeu em Alagoas. Eu aprendi muito com a dura derrota passada. Sofri muito com o triunfo da mentira e da vigarice dos que chafurdam nas pocilgas do poder. Fui muito acolhida e acarinhada por quem sofreu comigo. Agora, estou pronta e animada para enfrentar a “politicanalha” local mais uma vez.
A senhora considera a possibilidade de sair do PSOL e candidatar-se já nas próximas eleições pela mesma legenda de Marina Silva, seja a Rede Sustentabilidade ou outro partido? Se sim, como vê o futuro do PSOL, em especial em AL, com sua saída do partido?
O fundamental para mim é apoiar Marina Silva. Ela merece e o Brasil precisa. Infelizmente, o PSOL nacional não aceita sequer discutir essa possibilidade. Assim sendo, caso seja a Rede legalizada e a candidatura dela viabilizada, eu serei obrigada a sair para ter o direito de apoiá-la. Além disso, há muito tempo compreendi que as convicções ideológicas com as quais eu me identifico e a honradez pessoal que conduz meus passos não estão restritas a uma única estrutura partidária. Eu tenho a convicção que o querido e digno PSOL local continuará firme e estaremos sempre juntos nos campos de batalhas honradas independente do partido em que estejamos filiadas. Quem é discípulo do oportunismo eleitoralista ou gosta de funcionar como esquerda de aluguel, lá não está ou lá não ficará. Mas os honrados militantes continuarão firmes e não tenho dúvidas que estaremos unidos por novos e melhores caminhos para nossa Alagoas.
A entrevista completa está disponível no jornal CadaMinuto Press que já está nas bancas nesta sexta-feira