Após as denúncias – investigadas pelo Ministério Público Estadual – da suposta “partilha” dos salários e repasses que eram feitos aos comissionados na Assembleia Legislativa do Estado de alagoas entre deputados estaduais, o presidente da Casa de Tavares Bastos, Fernando Toledo (PSDB), quebrou o silêncio.
Em entrevista à imprensa, no final da sessão, Fernando Toledo disse desconhecer a prática de “rateio”. O tucano frisou ainda que a Casa de Tavares Bastos vem explicando ponto a ponto as denúncias que estão sendo feitas com base nos dados da movimentação financeira da própria Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas.
Os dados foram conseguidos pelo deputado estadual João Henrique Caldas, o JHC (Solidariedade), via Justiça Federal. Em uma decisão judicial, a Caixa Econômica Federal foi obrigada a entregar ao parlamentar os extratos da conta do parlamento estadual. Eis o ponto de origem de diversas matérias apontando as irregularidades, que culminaram em uma investigação do Ministério Público Estadual e a exposição da Assembleia em mídia nacional.
Para Toledo, são acusações “vazias”. O problema é que até o presente momento – ao menos para a imprensa (seja em declarações ou em notas oficiais) – as explicações do parlamento estadual é que soam como inteiramente vazias diante dos indícios de irregularidades, como os vários repasses feitos a uma “lista de ouro” de comissionados.
O parlamento estadual - é verdade – entregou informações ao Ministério Público. Foi o próprio procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, que achou inconsistente tais informações e seguiu com o procedimento investigatório. Pelas recentes declarações de Jucá, não é de se espantar que – mais cedo, ou mais tarde – o MP entre com ação judicial pedindo o afastamento da atual Mesa Diretora presidida por Toledo.
O petista Judson Cabral trouxe o tema novamente para o plenário da Casa de Tavares Bastos, como mostra matéria do CadaMinuto. Cabral encontrou a fúria dos ferrenhos defensores da Mesa Diretora: Temóteo Correia (Democratas) e Dudu Holanda (PSD). Cada dia, um capítulo novo desta novela...
Estou no twitter: @lulavilar