Uma das bandeiras do ex-prefeito Luciano Barbosa (PMDB) – em seus recentes discursos – poderá ser utilizada também em uma futura campanha, em 2014. Barbosa traz para a luz a discussão sobre a necessidade da revisão de um pacto federativo.

O tema está fervilhando no Congresso Nacional e é debatido com frequência por alguns prefeitos que – no jargão popular – estão cansados de viver com o pires nas mãos a esperar recursos do governo federal.

Claro, a discussão é cautelosa. É preciso cobrar, mas sem ferir os mais sensíveis da base governista da presidente Dilma Rousseff (PT). Para Luciano Barbosa, só a discussão séria do “pacto federativo” pode acabar com a “romaria de prefeitos á Brasília”.

O ex-prefeito de Arapiraca destaca a importância da visão municipalista. “Os próprios programas federais só começaram a funcionar por conta da atuação dos prefeitos, na execução destes, o que mostra a importância dos Executivos municipais”, ressalta.

Ainda ao debater o tema do pacto federativo, Barbosa frisa: “é necessário um novo pacto federativo para a redistribuição de recursos que estão centralizados nas mãos da União. Do jeito que se encontra hoje, se transforma deputados federais e senadores em office-boys  de luxo dos prefeitos, para que se gaste muita energia visitando ministérios e órgãos federais para fazer pequenas ações, que poderiam ser feitas pelas prefeituras”.

Barbosa é pré-candidato a uma das cadeiras da Câmara de Deputados. Mas como há muita água para passar por baixo da ponte, pode acabar disputando uma majoritária. Aguardemos. 

Estou no twitter: @lulavilar